terça-feira, 22 de março de 2011

Michelangelo - A criação


Fotografando com Michelangelo  - teto da Capela  Sistina









ALUNOS RENASCENTISTAS, BRINCANDO COM "CRIAÇÃO"

domingo, 20 de março de 2011

HISTORIA DE ESCHER

M. C. Escher
(1898 - 1970)  



Mauritus Cornelis Escher, nasceu em Leeuwarden na Holanda em 1898,  faleceu em 1970  e dedicou toda a sua vida às artes gráficas. Na sua juventude não foi um aluno brilhante, nem sequer manifestava grande interesse pelos estudos, mas os seus pais conseguiram convencê-lo a ingressar na Escola de Belas Artes de Haarlem para estudar arquitectura. Foi lá que conheceu o seu mestre, um professor de Artes Gráficas judeu de origem portuguesa, chamado Jesserum de Mesquita.

Com o professor Mesquita, Escher aprendeu muito, conheceu as técnicas de desenho e deixou-se fascinar pela arte da gravura. Este fascínio foi tão forte que levou Mauritus a abandonar a Arquitectura e a seguir as Artes Gráficas. Quando terminou os seus estudos, Escher decide viajar, conhecer o mundo! Passou por Espanha, Itália e fixou-se em Roma, onde se dedicou ao trabalho Gráfico. Mais tarde, por razões políticas muda-se para a Suíça, posteriormente para a Bélgica e em 1941 regressa ao seu país natal.
Estas passagens por diferentes sítios, por diferentes culturas, inspiraram a mente de Escher, nomeadamente a passagem por Alhambra, em Granada, onde conheceu os azulejos mouros. Este contacto com a arte árabe está na base do interesse e da paixão de Escher pela divisão regular do plano em figuras geométricas que se transfiguram, se repetem e reflectem, pelas pavimentações. Porém, no preenchimento de superfícies, Escher substituía as figuras abstracto-geométricas, usadas pelos árabes, por figuras concretas, perceptíveis e existentes na natureza, como pássaros, peixes, pessoas, répteis, etc. 
                                                                        ACESSE O LINK ABAIXO
http://www.educ.fc.ul.pt/icm/icm2000/icm33/Escher3.htm



Esher- graphic artist - artista gráfico

 CCBB  -  M.C. Esher 
1o. passeio 2011-Visita a exposição mais vista do mundo em 2011. Editamos as fotos da  mostra e montamos esse vídeo, assistam:


quarta-feira, 16 de março de 2011

Visita ao Escher


Viva a 1901 e a 1902 do Rivadávia

Trabalho de campo - visita ao CCBB
 Fomos a pé pela Presidente Vargas, com o tempo contadinho, nem deu pra parar no Habib's. Ahhhh, sofreram  um pouco por isso!
Mas valeu muito a pena a visita ao CCBB, aliás ir lá sempre compensa. Para alguns a 1a. vez de muitas, porque quem vai não esquece jamais e nunca erra o caminho de volta.
Pena que o filme  3D não estava funcionando no dia, nem tinham mais folders para nos dar.
Mas tiramos muitas fotos,vimos cada xilogravura mais incrível que a outra e entramos em instalações que mexiam com a nossa noção de perspectiva e criavam uma ilusão de ótica.Fomos instigados a pensar nas metamorfoses ,nas divisões da circunferência, na matemática e geometria. Buscamos material na internet, e já começamos a trabalhar essas imagens na aula de Artes.
 Em breve verão os trabalhos.








Identidade e autoestima


Meus queridos alunos neste ano tiraram uma foto, que vai ajudar na criação do "Projeto de Vida" que estamos construindo.
Todos vão montar a capa de uma pasta para arquivarem os trabalhos produzidos nestas aulas, usando as fotos, desenhos e frases com as metas de 2011 . 
Quando estiverem prontas , eu posto pra verem como ficou. A intenção é ajudar na construção de uma identidade pessoal , autoestima ,alinhavadas pela criatividade.









.