segunda-feira, 16 de maio de 2011

PINTURA RUPESTRE

Arte rupestre – período paleolítico superior
A arte rupestre é o nome dado as gravuras feitas em abrigos, cavernas, paredes, tetos rochosos e também em superfícies rochosas ao ar livre, as mais antigas foram datadas do período Paleolítico Superior (40.000 a.C.) gravadas em lugares protegidos pelas ações da natureza.
O homem pré-histórico dava valor à arte e ao espírito de conservação dos objetos que construía como, por exemplo: cerâmicas, armas de caça e utensílios feitos de pedras, ossos de animais abatidos e até mesmo por metais. Arqueólogos e antropólogos datando e estudando peças extraídas em escavações conferem a estes vestígios seu real valor como “documentos históricos”, sendo assim verdadeiros vestígios de como era a vida do homem pré-histórico.
Em pesquisas realizadas na Europa, Ásia e África, revelam que em meio a vários primitivos existiram os homens artistas que pintavam, esculpiam e gravavam, demonstrando que o desejo de expressão através das artes é inerente ao ser humano. A estas esculturas é atribuído um sentido mágico, propiciatório da fertilidade feminina e ao primeiro registro de um sentimento religioso ou de divindade.
Entre as artes feitas nos fundos das cavernas, existem algumas pinturas vibrantes realizadas em policromia que ainda hoje causam grande impressão, onde é possível observar a determinação de imitar a natureza com o máximo de realismo, a partir de observações feitas durante a caçada. Na Caverna de Altamira localizada na Espanha, a pintura rupestre do bisonte impressiona pelo tamanho e pelo volume conseguido com a técnica claro-escuro.
Sendo assim fica claro que a arte rupestre em qualquer que seja a justificativa, a arte preservada por milênios em grutas pré-históricas se transformaram em verdadeiros museus da humanidade.

2 comentários:

Rute Albanita disse...

ADORO TUDO ISSO AQUI!!!!

Anônimo disse...

gostei muito da materia!