segunda-feira, 12 de março de 2012

MEC - REPORTAGEM




         
Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 - 16:30
Divididos em grupos, os estudantes do Ginásio Rivadávia Corrêa usaram a colagem e a pintura para recriar a Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (foto: blog da escola)A famosa e enigmática Mona Lisa, obra-prima de
 Leonardo da Vinci, serviu de modelo para a criatividade
 dos alunos do oitavo ano do Ginásio Experimental
 Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de Janeiro.
 A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu
 o artista italiano para apresentar aos estudantes 
o período do Renascimento. O resultado ficou tão bom
 que quatro obras dos alunos foram selecionadas para
 a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.

Depois de ler sobre a arte na época do Renascimento e artistas daquele período, a professora 
entregou a cada um dos alunos cópia ampliada, em preto e branco, do quadro Mona Lisa.
 Divididos em grupos de quatro, eles teriam de trabalhar com colagem e pintura para recriar 
a obra. Os trabalhos foram filmados e transformados em vídeo para o blog da escola. 
Como fundo musical, nada mais apropriado do que a canção Mona Lisa, de Jorge Vercilo.

O grupo de Paula Oliveira Barros de Souza, 14 anos, criou a Mona Fashion
“Coloquei adereços e ajeitei o cabelo para a minha Mona Lisa ficar moderna”, explicou a aluna,
 que estudou sobre a obra a ponto de saber da matemática escondida na pintura — 
ao pintar o retrato, Da Vinci buscou conceitos matemáticos (razão áurea) para chegar
 à beleza perfeita.

“Como não temos material didático, busco recursos na Educopédia (enciclopédia virtual 
de educação), que nos permite assistir a vários vídeos e visitar virtualmente museus,
 como o Louvre, onde está o quadro”, explica a professora Janete. Os alunos do oitavo
 ano puderam assistir a um vídeo que traça uma linha do tempo, iniciada com a arte rupestre,
 passando pelo Renascimento, movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os
 séculos 14 e 17.

“No século 16, encontramos, paralelamente ao interesse pela civilização clássica, o menosprezo
 pela Idade Média, associada a expressões como barbarismo, ignorância, obscurantismo, gótico 
ou sombrio. Por isso, o nome Renascimento”, destaca um trecho do vídeo. “A vida cultural
 deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da sociedade 
greco-romana, chamados de humanistas.”

Outro artista da Renascença apresentado aos alunos foi Michelangelo, autor da Pietá e dos
 afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Entre os quais A Criação de Adão,
 pintado por volta de 1511. Os trabalhos dos alunos também foram filmados e postados no blog.

A professora aprova a adoção pela escola, no ano passado, do período integral.
 “Ao ficar o dia todo, a gente se envolve mais nos projetos, tem mais tempo de conversar 
com os alunos e conhecê-los melhor.”

As exposições que chegam à cidade também servem de motivação para as aulas. Em 2011,
 os alunos visitaram a do artista gráfico holandês Maurits Escher (1898–1972),
 outro recorreu à matemática para criar gravuras. Para o ano letivo de 2012, 
Janete pensa em ampliar o uso da tecnologia nas aulas de arte. A intenção 
é que cada turma da escola, do sétimo ao nono ano, tenha seu próprio blog para
 postar trabalhos e escrever comentários sobre a arte dos colegas.

Rovênia Amorim  http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17463

Confira o blog da escola

Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: artes, Mona Lisa, Renasciment
o

Nenhum comentário: