sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Quadrinhos ilustração e animação


 

A nossa nova eletiva de 5a. feira envolvendo a disciplina de artes será: Quadrinhos, Ilustração e Animação. Irei adicionando à essa matéria, blogs e imagens que falem sobre esses tema. O 1o. trabalho  vai focar na elaboração de um personagem de frente, lado e costas para darmos alma às nossas criações. Esse blog abaixo fala bastante sobre isso:

http://eliezerdesenho.blogspot.com.br/


DIFERENÇA ENTRE DESENHO E ILUSTRAÇÃO

A diferença entre Ilustração e Desenho

Muitas vezes as pessoas perguntam qual é a diferença entre “ilustração” e “desenho”. Até profissionais na área se enrolam ao levantarem esta questão. Tento aqui, desvendar algumas curiosidades e segredos destas duas características que nos confundem bastante.

ilustração geralmente é uma imagem figurativa podendo ser abstrata ou não, porém ela acompanha um caráter explicativo, com o objetivo de acrescentar informações, sintetizar, decorar ou representar visualmente um texto.

Em livros infantis, na maioria das vezes, a ilustração assume o papel mais importante, fazendo com que em uma só imagem o texto seja entendido, esse caso, em cada página. Claro que não diminuo nem excluo a grande importância do texto e do roteiro passado para o ilustrador, mas isto já é outro assunto.

A ilustração funciona como um material ligado a um objeto, no caso o texto. A ilustração é em sua maioria uma atividade profissional, pode ser encomendada por um cliente, seja ele quem for, gerando recursos financeiros ou não. Este é um trabalho conceitual que visa ilustrar qualquer assunto em qualquer método ou técnica.

desenho é uma ilustração descompromissada, é um suporte artístico para qualquer assunto ou ideia. O trabalho feito da mesma forma que a ilustração, porém, sem nenhum objetivo ou texto é apenas um desenho, sendo bonito ou feio, com detalhes ou sem, com acabamento ou não. As formas que surgem do ponto linha ou plano divagam no suporte escolhido para o trabalho.

O trabalho do desenhista, na maioria das vezes, é bidimensional e também uma imitação da realidade podendo ser modificado e transformado com suas próprias características e técnicas usadas. O desenho também pode ser um esboço para uma ilustração. Pode ser a marcação da ideia para um conceito, assim deixando de ser desenho e passando a ser ilustração depois de concluído.


O termo desenho pode ser confundido, pois há muitas modalidades como desenho gráfico, arquitetônico, mecânico, artístico, projetivo, geométrico, modelo vivo entre outros. Por isso é complexo definirmos qual é o modelo certo para a palavra.

Neste caso, diferenciando o desenho da ilustração, creio que podemos ter como explicação o conceito e seu objetivo. A ilustração é um desenho com o objetivo de “ilustrar” algo.

RETIRADO DO BLOG:




2 comentários:

Charity disse...

Cool!

Anônimo disse...

Bela iniciativa! Vocês estão colaborando para a valorização da escola pública com o que há de mais precioso na civilização: a arte. Estou indicando o blog num livro de Filosofia (Estética), para o Ensino Médio, do qual sou um dos autores.
Carlos Zanchetta