quarta-feira, 30 de novembro de 2011

CONEXÃO DAS ARTES 2011

PARTICIPAMOS DAS EXPOSIÇÕES CONEXÃO DAS ARTES EM 2011  e com grande  SATISFAÇÃO mostro a vocês o resultado=MONA POP
  Foi na escola de Artes Calouste Goulbenkien.












Rockinrio


Durante o ano de 2011 frequentei aos sábados o curso  “O PASSO”de percussão – COM MAESTRO LUCAS CIAVATTA, NO CONSERVATÓRIO BRASILEIRO DE MÚSICA . 
ISSO   DEU A CHANCE DO GINÁSIO CARIOCA RIVADÁVIA CORRÊA GANHAR INSTRUMENTOS E INGRESSOS PARA NOSSOS ALUNOS IREM  AO ROCKINRIO .
TAMBÉM PARTICIPEI DO ROCKINRIO TOCANDO NA ROCK STREET JUNTO COM OUTROS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO DE MÚSICA E ARTES.
.

ESSE EVENTO FOI UMA PARCERIA DO ROCKINRIO E A PREFEITURA DO RIO E ME ORGULHEI MUITO DE PARTICIPAR E PODER PREMIAR NOSSOS MELHORES ALUNOS COM INGRESSOS










 

domingo, 27 de novembro de 2011

RESTINGA DE MARAMBAIA - ecological tours - excursion écologique -

Muito Lindo o Passeio




 PASSEIO COM QUASE TODA A ESCOLA

Aprendemos muito sobre a restinga e o manguezal








sábado, 29 de outubro de 2011

Michael Jackson - pop music

 -INTERTEXTUALIDADE - REI DO POP x  MÚSICA IRLANDESA




INTERTEXTO entre as músicas. A música de fundo é Irlandesa (Valsa dos lírios brancos) tocada por Deanta e Michael Jackson adorava o país onde tinha um refúgio secreto, em que passava meses no anonimato, surgindo assim uma intertextualidade entre as canções.

"Toda produção tem um intertexto referente pois estamos sempre a produzir com base em outras referências que possuímos. Quando falamos em intertexto ou intertextualidade não devemos pensar unicamente no registro textual; na verdade este conceito pode ser ampliado ao registro sonoro (no campo das músicas, jingles e samples) e também no visual ( no caso dos desenhos animados).

A intertextualidade pode ser empregada e evidenciada em vários campos, como na música, cinema, televisão, literatura, publicidade, etc."(TEXTO RETIRADO DO http://www.animamundo.blogspot.com/ )


"Intertextualidade entre duas músicas?

Preciso de duas músicas que tenham entre elas uma Intertextualidade entre ambas as músicas. Pra quem não sabe o que é uma Intertextualidade é:

Grosso modo, pode-se definir a intertextualidade como sendo um "diálogo" entre textos. Esse diálogo pressupõe um universo cultural muito amplo e complexo, pois implica na identificação e no reconhecimento de remissões a obras ou a trechos mais ou menos conhecidos. Dependendo da situação, a intertextualidade tem funções diferentes que dependem dos textos/ contextos em que ela é inserida.

Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento de mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos.

O diálogo pode ocorrer em diversas áreas do conhecimento,não se restringindo única e exclusivamente a textos literários.

Na pintura tem-se, por exemplo, o quadro do pintor barroco italiano Caravaggio e a fotografia da americana Cindy Sherman, na qual quem posa é ela mesma. O quadro de Caravaggio foi pintado no final do século XVI, já o trabalho fotográfico de Cindy Sherman foi produzido quase quatrocentos anos mais tarde. Na foto, Sherman cria o mesmo ambiente e a mesma atmosfera sensual da pintura, reunindo um conjunto de elementos: a coroa de flores na cabeça, o contraste entre claro e escuro, a sensualidade do ombro nu etc. A foto de Sherman é uma recriação do quadro de Caravaggio e, portanto, é um tipo de intertextualidade na pintura.

Na publicidade, por exemplo, em um dos anúncios do Bom Bril, o ator se veste e se posiciona como se fosse a Mona Lisa de Leonardo da Vinci e cujo slogan era " Mon Bijou deixa sua roupa uma perfeita obra-prima". Esse enunciado sugere ao leitor que o produto anunciado deixa a roupa bem macia e mais perfumada, ou seja, uma verdadeira obra-prima (se referindo ao quadro de Da Vinci). Nesse caso pode-se dizer que a intertextualidade assume a função de não só persuadir o leitor como também de difundir a cultura, uma vez que se trata de uma relação com a arte (pintura, escultura, literatura etc)." TEXTO RETIRADO  DO YAHOO http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20080919181228AAH1D6n

Nogueira, Ilza. 2003. A estética intertextual na música contemporânea: considerações estilísticas. Brasiliana,


A intertextualidade sempre esteve presente na linguagem do cinema, desde os tempos do 
cinema mudo, em que as deixas simbólicas podiam ser apenas visualizadas. Naquele 
momento, cenas com textos para indicar diálogos, entre outros recursos, eram adotados, 
ampliando a linguagem da obra. Com a crescente diversidade de possibilidades 
proporcionadas pelas novas tecnologias digitais, a intertextualidade volta ao cinema, 
misturando as imagens tradicionais com animações e estruturas hipertextuais. Entende-se a 
intertextualidade como o diálogo entre textos elaborados com diferentes linguagens, 
diferentes semióticas, em um mesmo contexto, neste caso, no contexto cinematográfico. 
Este artigo apresenta diferentes formas se compor essa estrutura híbrida no cinema, tendo 
como objeto de análise as obras audiovisuais O homem com a câmera, de Dziga Vertov; 
Tempos modernos, de Charlie Chaplin; Space Jam: o jogo do século, de Joe Pytka; as duas 
edições de  Kill Bill, de Quentin Tarantino, e  Sin City, de Robert Rodriguez ao lado de 
Frank Miller (com colaboração de Quentin Tarantino). A análise nos mostra que embora a 
intertextualidade no cinema não seja atual, é um recurso potencializado pelas novas tecnologias digitais. Portanto, se a evolução tecnológica não alterou a narrativa 

cinematográfica, contribuiu para que as narrativas alternativas se tornassem possíveis com 
maior facilidade, oferecendo, aos diretores, maior tempo para criar.
TEXTO RETIRADO DA MONTAGEM AUDIOVISUAL COMO FERRAMENTA PARA A 
CONSTRUÇÃO DA INTERTEXTUALIDADE NO CINEMA
  1. Elizabeth Moraes Gonçalves
Denis Porto Renó

A casa de MJ na Irlanda

Um refúgio de paz e harmonia com a família e a natureza
.
A sua última morada.
Uma casa que Michael Jackson estava reformando para ser um refúgio na Irlanda está para ser lançada como uma mansão de férias. A Bishopstown House em Co Westmeath foi comprada para Jackson em 2006 pelo empresário Paddy Dunning que possui nas proximidades o Grouse Lodge Studios que são populares com artistas como REM, Manic Street Preachers e Snow Patrol. Jackson passou algum tempo na Irlanda em 2005, após seu julgamento e se apaixonou pela casa que estava em mau estado. A casa estava sendo reformada pouco antes da morte de Jackson no ano passado.
Conheça a casa por dentro com mais fotos - clique aqui.
Foi durante a gravação de demos de seu novo álbum em 2006 que ele decidiu procurar uma casa mais permanente na Irlanda, antes de descobrir a Bishopstown House que está em Rosemount. Em 2008, Dunning tomou parte em seu nome para pedir uma permissão de planeamento para o Westmeath County Council para reformar a casa. Havia também planos para uma piscina coberta. Na época, o fato de que o trabalho estava sendo feito por Jackson foi mantido em segredo. Todo o trabalho de restauração foi interrompido com a morte de Jackson, mas Dunning decidiu terminar o trabalho tendo obtido a permissão da família Jackson. A casa reformada tem seis quartos espaçosos, a maioria com camas de dossel, e nela podem dormir até 13 pessoas. A maioria dos quartos são em suítes com banheiros grandes, todos com vistas deslumbrantes. Bishopstown está sendo ofertada por €1.200 por três noites de estadia durante o fim de semana, e por €600 durante os dias de semana.
.TEXTO RETIRADO DO SITE http://michaeljacksonplanet.blogspot.com/2010/06/casa-de-mj-na-irlanda.ht
SUGESTÕES DE TRABALHOS( DESDOBRAMENTOS)
FAZER  UMA VISITA VIRTUAL A IRLANDA !!!!
PESQUISAR LOCALIZAÇÃO, PAISAGENS, ARTISTAS, CLIMA, MÚSICA 
PESQUISAR SOBRE A VIDA E MÚSICAS DE MICHAEL.




Um mundo melhor!


Edição do vídeo"OLHARES" a partir de fotos e desenhos do olhar de cada aluno sobre seu  futuro. Direcionamentos, pensamentos, desejos para o próximo ano, focando as realizações pessoais e a harmonia do grupo.
AULA DE PROJETO DE VIDA E ARTE.

domingo, 18 de setembro de 2011

Michelangelo- CRIAÇÃO DE ADÃO -

 MICHELANGELO:
- "O amor é a asa rápida que Deus deu à nossa alma para que ela voe até o céu."

CONEXÃO COM AS CRIAÇÕES DE DEUS,  


PINTADAS NO PERÍODO DO RENASCIMENTO.


ALÇANDO VÔO PARA O SÉCULO XVI...

Vídeo criado a partir de fotos dos trabalhos desenvolvidos nas aulas de artes sobre o Renascimento e Michelangelo.
A proposta era de que cada  aluno criasse a sua ligação dom Deus.

Introdução
Miguel Ângelo di Lodovico Buonarroti Simoni, nasceu na cidade de Capresse, Itália, no dia 6 de março de 1475. Porém, o artista passou parte de sua infância e adolescência na cidade de Florença.
Biografia e obras
Como grande parte dos pintores e escultores da época, Michelangelo começou a carreira artística sendo aprendiz de um grande mestre das artes. Seu mestre, que lhe ensinou as técnicas artísticas, foi Domenico Girlandaio. Após observar o talento do jovem aprendiz, Girlandaio encaminhou-o para a cidade de Florença, para aprender com Lorenzo de Médici. Na Escola de Lorenzo de Medici, Michelangelo permaneceu por 2 anos (1490 a 1492). Em Florença, recebeu influências artísticas de vários pintores, escultores e intelectuais da época, já que a cidade era um grande centro de produção cultural.
Foi morar em 1492 na cidade italiana de Bolonha, logo após a morte de Lorenzo. Ficou nesta cidade por 4 anos, já que em 1496 recebeu um convite do cardeal San Giorgio para morar em Roma. San Giorgio tinha ficado admirado com a escultura em mármore Cupido, que havia comprado do artista. Nesta época, criou duas importantes obras, com grande influência da cultura greco-romana: Pietá e Baco. Ao retornar para a cidade de Florença, em 1501, cria duas outras obras importantes: Davi (veja imagem acima) e a pintura a Sagrada Família.
No ano de 1503, o artista recebeu um novo convite vindo de Roma, de Júlio II. Foi convocado para fazer o túmulo papal, obra que nunca terminou, pois constantemente era interrompido por outros chamados e tarefas. Entre os anos de 1508 e 1512 pintou o teto da Capela Sistina no Vaticano, sendo por isso comissionado por Leão X (veja abaixo a definição de mecenas). Neste período também trabalhou na reconstrução do interior da Igreja de São Lourenço em Florença.
Entre os anos de 1534 e 1541, trabalhou na pintura O Último Julgamento, na janela do altar da capela Sistina. Em 1547 foi indicado como o arquiteto oficial da Basílica de São Pedro no Vaticano.
Morreu em 18 de fevereiro de 1564, aos 89 anos de idade na cidade de Roma. Até os dias de hoje é considerados um dos mais talentosos artistas plásticos de todos os tempos, junto com outros de sua época como, por exemplo, Leonardo da Vinci, Rafael Sanzio, Donatello e Giotto di Bondone.
* Mecenas = pessoas ricas e poderosas da época que investiam nas artes como forma de conseguir reconhecimento e status perante a sociedade. Geralmente eram príncipes, burgueses, bispos, condes e duques. Foram importantes para o desenvolvimento das artes plásticas e da literatura na época do Renascimento Cultural, pois injetaram capital nesta área. A burguesia, classe social em ascensão e que lucrava muito com seu trabalho voltado para o comércio, viu no mecenato uma forma de alcançar o status da nobreza.
Relação das principais obras de Michelangelo:
- Afrescos do teto da Capela Sistina
- A criação de Adão
- Julgamento Final
- Martírio de São Pedro
- Conversão de São Paulo
- Cúpula da Basílica de São Pedro
- Esculturas: Davi, Leda, Moisés e Pietá
- Retratos da família Médici
- Livro de poesias: Coletânea de Rimas
- A Madona dos degraus (relevo)
Frases de Michelangelo:
- "O amor é a asa rápida que Deus deu à nossa alma para que ela voe até o céu."
- "Bem vindo é o sono, mais bem vindo o sono de pedra
Enquanto crime e vergonha continuam na Terra; Minha sorte feliz, não ouvir ou ver; Não me acordem - por piedade, sussurem baixo." 

domingo, 28 de agosto de 2011

Leonardo da Vinci

                                                                        MONALISA

Criamos um vídeo com as Releituras da Monalisa que fizemos em sala depois de estudarmos sobre o Renascimento e as obras desse artista. 



MONALISAS DO RIVADÁVIA CORRÊA -

BIOGRAFIA:
 
- Leonardo di Ser Piero da Vinci, Leonardo da Vinci disse, nasceu em 1452 na pequena vila que leva seu nome, localizada a 30 km a oeste de Florença. Filho natural de um notário, que recebeu de seu avô paterno uma educação resumo e vive uma infância feliz na Toscana, onde o amor pela natureza, que nunca deixa toda a sua vida. 
- No 16 ingressou em Florença, no estúdio de Andrea Verrocchio, que lhe ensinou muitas técnicas:. escultura, pintura, decoração, gravura 
Seu companheiro Sandro Boticelli oficina, o Peruguin, Domenico Ghirlandaio. 
Ele aprendeu a moer cores, escova de limpeza, e após apenas um ano, para pintar os desenhos de um personagem. Verrocchio, em seguida, trabalhar em uma obra pintada a óleo, o Batismo de Cristo (Uffizi, Florença) e, pela primeira vez, confidenciou a seu jovem pupilo a execução do rosto de um dos dois anjos que o rosto já modelado pela fatia, obtida por um jogo de sombra e luz, com a do outro anjo pintado por Botticelli. 
- Aos vinte anos, Leonardo entra na empresa de São Lucas, guilda dos pintores, mas permanece . na oficina de Verrocchio até 1476 
Pintou, por volta de 1476, sua primeira pintura, A Madona do Cravo (Neue Pinakothek, em Munique). 
- Ele participou da oficina de Uccello, fascinado por ele como geometria e perspectiva. Ele lê muito e, como um autodidata, acumulando conhecimento incontável de todas as ciências da época. 
- Em 1482, Leonardo foi chamado a Milão por Ludovico il Moro e permanece em serviço até 1501. 
É alternadamente escultor, decorador, organizador de bailes de máscaras, torneios, também a inventar "automático engenhosa" para o entretenimento, mas também planejador, engenheiro, industrial, autor de um tratado sobre a pintura e outros ensaios, ilustrada com desenhos inumeráveis, sobre botânica, geologia, anatomia (ele dissecou mais de 30 cadáveres!), hidráulica, e finalmente a pintura. 
- está no Milan ele percebe o retrato fascinante de Cecilia Gallerani, amante de Ludovic, The Lady com Arminho (Museu de Cracóvia) e A Virgem das Rochas (óleo sobre tela, 199 '122 cm, 1483 - Museu do Louvre, Paris). 

terça-feira, 28 de junho de 2011

FECEM 2011

 Carlos Gomes Ganhamos o FECEM 2011
(festival de música)

nossos alunos do Ginásio Carioca Rivadávia Corrêa ainda sem saber que iriam ganhar

Nilsinho melhor instrumentista cavaquinho!!!!
Parabéns!!!!!

Recebendo o prêmio de 1o. lugar com "Meu mal foi te querer" - Thalles e Nilsinho-  turma1802

A galera toda no palco!!!

Denis da percussão no centro.

Eu ,Thaís, Dominick e Mariana(percussão e coro)

Thalles- compositor e intérprete.Parabéns!!!

Bruno, Paulo, Iremar e Thalles

Nilsinho. Chora cavaco
Nilsinho, Bruno, Pedro Vinícius, Iremar.
MÚSICA       :             Meu mal foi te querer.