Sexta-feira, 27 de janeiro de 2012 - 16:30
A famosa e enigmática Mona Lisa, obra-prima de
Leonardo da Vinci, serviu de modelo para a criatividade
dos alunos do oitavo ano do Ginásio Experimental
Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de Janeiro.
A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu
o artista italiano para apresentar aos estudantes
o período do Renascimento. O resultado ficou tão bom
que quatro obras dos alunos foram selecionadas para
a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Depois de ler sobre a arte na época do Renascimento e artistas daquele período, a professora
entregou a cada um dos alunos cópia ampliada, em preto e branco, do quadro Mona Lisa.
Divididos em grupos de quatro, eles teriam de trabalhar com colagem e pintura para recriar
a obra. Os trabalhos foram filmados e transformados em vídeo para o blog da escola.
Como fundo musical, nada mais apropriado do que a canção Mona Lisa, de Jorge Vercilo.
O grupo de Paula Oliveira Barros de Souza, 14 anos, criou a Mona Fashion.
“Coloquei adereços e ajeitei o cabelo para a minha Mona Lisa ficar moderna”, explicou a aluna,
que estudou sobre a obra a ponto de saber da matemática escondida na pintura —
ao pintar o retrato, Da Vinci buscou conceitos matemáticos (razão áurea) para chegar
à beleza perfeita.
“Como não temos material didático, busco recursos na Educopédia (enciclopédia virtual
de educação), que nos permite assistir a vários vídeos e visitar virtualmente museus,
como o Louvre, onde está o quadro”, explica a professora Janete. Os alunos do oitavo
ano puderam assistir a um vídeo que traça uma linha do tempo, iniciada com a arte rupestre,
passando pelo Renascimento, movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os
séculos 14 e 17.
“No século 16, encontramos, paralelamente ao interesse pela civilização clássica, o menosprezo
pela Idade Média, associada a expressões como barbarismo, ignorância, obscurantismo, gótico
ou sombrio. Por isso, o nome Renascimento”, destaca um trecho do vídeo. “A vida cultural
deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da sociedade
greco-romana, chamados de humanistas.”
Outro artista da Renascença apresentado aos alunos foi Michelangelo, autor da Pietá e dos
afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Entre os quais A Criação de Adão,
pintado por volta de 1511. Os trabalhos dos alunos também foram filmados e postados no blog.
A professora aprova a adoção pela escola, no ano passado, do período integral.
“Ao ficar o dia todo, a gente se envolve mais nos projetos, tem mais tempo de conversar
com os alunos e conhecê-los melhor.”
As exposições que chegam à cidade também servem de motivação para as aulas. Em 2011,
os alunos visitaram a do artista gráfico holandês Maurits Escher (1898–1972),
outro recorreu à matemática para criar gravuras. Para o ano letivo de 2012,
Janete pensa em ampliar o uso da tecnologia nas aulas de arte. A intenção
é que cada turma da escola, do sétimo ao nono ano, tenha seu próprio blog para
postar trabalhos e escrever comentários sobre a arte dos colegas.
Rovênia Amorim http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17463
Confira o blog da escola
Saiba mais no Jornal do Professor
Leonardo da Vinci, serviu de modelo para a criatividade
dos alunos do oitavo ano do Ginásio Experimental
Carioca Rivadávia Corrêa, no centro do Rio de Janeiro.
A professora de artes Janete Martins Bloise escolheu
o artista italiano para apresentar aos estudantes
o período do Renascimento. O resultado ficou tão bom
que quatro obras dos alunos foram selecionadas para
a Mostra Municipal Conexão das Artes, organizada pela Secretaria Municipal de Educação.
Depois de ler sobre a arte na época do Renascimento e artistas daquele período, a professora
entregou a cada um dos alunos cópia ampliada, em preto e branco, do quadro Mona Lisa.
Divididos em grupos de quatro, eles teriam de trabalhar com colagem e pintura para recriar
a obra. Os trabalhos foram filmados e transformados em vídeo para o blog da escola.
Como fundo musical, nada mais apropriado do que a canção Mona Lisa, de Jorge Vercilo.
O grupo de Paula Oliveira Barros de Souza, 14 anos, criou a Mona Fashion.
“Coloquei adereços e ajeitei o cabelo para a minha Mona Lisa ficar moderna”, explicou a aluna,
que estudou sobre a obra a ponto de saber da matemática escondida na pintura —
ao pintar o retrato, Da Vinci buscou conceitos matemáticos (razão áurea) para chegar
à beleza perfeita.
“Como não temos material didático, busco recursos na Educopédia (enciclopédia virtual
de educação), que nos permite assistir a vários vídeos e visitar virtualmente museus,
como o Louvre, onde está o quadro”, explica a professora Janete. Os alunos do oitavo
ano puderam assistir a um vídeo que traça uma linha do tempo, iniciada com a arte rupestre,
passando pelo Renascimento, movimento intelectual e artístico que surgiu na Itália, entre os
séculos 14 e 17.
“No século 16, encontramos, paralelamente ao interesse pela civilização clássica, o menosprezo
pela Idade Média, associada a expressões como barbarismo, ignorância, obscurantismo, gótico
ou sombrio. Por isso, o nome Renascimento”, destaca um trecho do vídeo. “A vida cultural
deixou de ser controlada pela Igreja Católica e foi influenciada por estudiosos da sociedade
greco-romana, chamados de humanistas.”
Outro artista da Renascença apresentado aos alunos foi Michelangelo, autor da Pietá e dos
afrescos no teto da Capela Sistina, no Vaticano, em Roma. Entre os quais A Criação de Adão,
pintado por volta de 1511. Os trabalhos dos alunos também foram filmados e postados no blog.
A professora aprova a adoção pela escola, no ano passado, do período integral.
“Ao ficar o dia todo, a gente se envolve mais nos projetos, tem mais tempo de conversar
com os alunos e conhecê-los melhor.”
As exposições que chegam à cidade também servem de motivação para as aulas. Em 2011,
os alunos visitaram a do artista gráfico holandês Maurits Escher (1898–1972),
outro recorreu à matemática para criar gravuras. Para o ano letivo de 2012,
Janete pensa em ampliar o uso da tecnologia nas aulas de arte. A intenção
é que cada turma da escola, do sétimo ao nono ano, tenha seu próprio blog para
postar trabalhos e escrever comentários sobre a arte dos colegas.
Rovênia Amorim http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=17463
Confira o blog da escola
Saiba mais no Jornal do Professor
Palavras-chave: artes, Mona Lisa, Renasciment
o
o
Nenhum comentário:
Postar um comentário