Jogo utilizado, entre o site: http://www2.tvcultura.com.br/artematematica/int08.html
Jogo interativo de memória visual auditiva, utilizando um Metaesquema do Hélio Oiticica.
Vários trabalhos de Arte e Matemática serão desenvolvidos a partir dessas brincadeiras.
Utilizei um aluno comandando do net book e dois grupos clicando nos retângulos que apareciam no telão.Ouvia-se uma música a cada toque, simulando um tablet gigante. A turma torcia para os grupos e também participava.Foi bem divertido, trabalhei com todas as turmas, despertando o interesse para o abstracionismo geométrico Concretismo. Ver abaixo da figura, a definição de Concretismo retirada do portal São Francisco.
Depois cada aluno irá fazer seu metaesquema, desenhando e pintando a guache, como Helio Oiticica fez em cartões, ou recortar e colar em papel colorido. Trabalho final: -Mosaico de Metaesquemas- identificando, medindo e classificando os ângulos que surgiram. Matematica e Arte andando juntas
METAESQUEMA COM FOTOS DE ALUNOS |
Para conhecer mais os Metaesquemas entre nos sites abaixo:
http://www.heliooiticica.org.br/home/home.php - site projeto Hélio Oiticica
http://www.itaucultural.org.br/aplicexternas/encic
lopedia/ho/index.cfm?fuseaction=detalhe&pesquisa=simples&cd_verbe
te=4481 - site do Itaú cultural
Abaixo texto explicativo sobre os "metaesquemas", pintados durante o período construtivista desse artista e retirado do Blog do jornalista Marcelo Savignano:
http://percipiencias.blogspot.com/2010/01/os-metaesquemas-de-helio-oiticica.html
Pinturas utlisando metaesquemas individuais: 9o. ano
OS METAESQUEMAS DE HÉLIO OITICICA
É atraente pensar num garoto carioca, de vinte e poucos anos, no fim da década de 50, querendo escarafunchar as relações entre cor, linha, estrutura e plano nas artes plásticas.
Os relatos da investigação dessas relações começam a ser grafados em retângulos pintados de guache sobre um cartão. Adiante, começam a surgir outros cartões com outros retângulos, e outras figuras geométricas, em diferentes tamanhos, contornos, cores, preenchimentos e disposições no plano do papel.
Hélio Oiticica, o garoto em questão, nomeava esse experimento realizado entre 1957 e 1958 de metaesquemas.
Provindas de um cálculo matemático rigoroso, essas produções esquemáticas se conectam incondicionalmente aos preceitos do construtivismo, linguagem que posteriormente Oiticica passaria a desprezar.
Contudo, são nesses metaesquemas que o artista descobrirá as estruturas que vão levá-lo a desenvolver suas obras de terceira dimensão, como os bilaterais e os relevos espaciais (1959).
Ver abaixo a definição de Concretismo retirada do portal São Francisco.
Max Bill. Harmonie der Saulen, 1979. Litografia.
Ivan Serpa. Formas, 1951. Óleo sobre tela.
Ivan Serpa. Faixas Ritmadas, 1953. Tinta industrial sobre hard board.
Max Bill. Double surface with six rectangular corners (Moebius), 1948-78. Granito.
Os relatos da investigação dessas relações começam a ser grafados em retângulos pintados de guache sobre um cartão. Adiante, começam a surgir outros cartões com outros retângulos, e outras figuras geométricas, em diferentes tamanhos, contornos, cores, preenchimentos e disposições no plano do papel.
Hélio Oiticica, o garoto em questão, nomeava esse experimento realizado entre 1957 e 1958 de metaesquemas.
Provindas de um cálculo matemático rigoroso, essas produções esquemáticas se conectam incondicionalmente aos preceitos do construtivismo, linguagem que posteriormente Oiticica passaria a desprezar.
Contudo, são nesses metaesquemas que o artista descobrirá as estruturas que vão levá-lo a desenvolver suas obras de terceira dimensão, como os bilaterais e os relevos espaciais (1959).
Ver abaixo a definição de Concretismo retirada do portal São Francisco.
O Concretismo é um abstracionismo geométrico que procura, através de cores e linhas, um movimento perceptivo vibratório. O espectador, ao contemplar a obra, vai sentir certas vibrações e modificações perceptíveis nas imagens da composição.Traz semelhanças com o Suprematismo e o Construtivismo.
Max Bill. Harmonie der Saulen, 1979. Litografia.
O Concretismo procura sintetizar as teorias abstratizantes e científicas da Arte Moderna. É bidimensional, levando a pintura de volta superfície do quadro, como fez Mondrian no Neo-plasticismo.
No Brasil, a primeira Bienal de São Paulo(1951) estimula muitos artistas a engajarem-se na linguagem despojada e geométrica da arte concreta.
A aplicação prática do Concretismo foi a programação visual e o design industrial.Destacam-se os brasileiros Ivan Serpa, Lígia Clark e Hélio Oiticica.
Ivan Serpa. Formas, 1951. Óleo sobre tela.
Ivan Serpa. Faixas Ritmadas, 1953. Tinta industrial sobre hard board.
Internacionalmente, destacam-se Max Bill, Josef Albers e Bruno Munari.
Max Bill. Double surface with six rectangular corners (Moebius), 1948-78. Granito.
A arte concreta é precursora do movimento “op-art”.
Fonte: www.diretoriodearte.com
Concretismo
O Concretismo é um movimento de vanguarda na música erudita e nas artes plásticas que surge na Europa nos anos 50. Na literatura, a primeira manifestação oficial se dá no Brasil. O movimento defende a racionalidade e rejeita o Expressionismo, o acaso e a abstração lírica e aleatória. Não há intimismo nas obras, nem preocupação com o tema. A idéia é acabar com a distinção entre forma e conteúdo e criar uma nova linguagem.
Na década de 60, poetas e músicos envolvem-se com temas sociais. De modo geral, é uma ligação pessoal, sem destaque na obra, a qual se preocupa mais com a inovação da linguagem.
Muitos artistas, porém, defendem a afirmação do poeta russo futurista Vladímir Maiakóvski (1893-1930) de que não há arte revolucionária sem forma revolucionária.
O movimento surge oficialmente no cenário artístico internacional em 1954, quando começam a funcionar regularmente os cursos da Escola Superior da Forma em Ulm, na Alemanha. Baseia-se na produção e na teoria de vários artistas ligados ao Abstracionismo geométrico, sobretudo do suíço Max Bill (1908-). Eles exigem racionalidade, desfazem a distinção entre figura e fundo e enfatizam a linguagem do design. Usam régua para conceber as pinturas. As esculturas têm formas geométricas.
Nos anos 60, o Concretismo e as tendências do Abstracionismo geométrico originam a op art (arte óptica), uma arte abstrata em que efeitos ticos confundem forma e fundo e distorcem a profundidade. Muitas obras são criadas em preto-e-branco. Várias dependem da luz ambiente e de movimento para produzir os efeitos pretendidos. O nome mais significativo é o do húngaro radicado na França, Victor Vasarely (1908-).
Nascida oficialmente no Brasil, com a obra dos poetas Augusto de Campos (1931-), Haroldo de Campos (1929-) e Décio Pignatari (1927-), a poesia concreta alcança expressão também em países europeus, no Japão e nos Estados Unidos (EUA).
Caracteriza-se pelo abandono do verso, da importância do tema e da expressão de emoções íntimas. Explora o som e a disposição das letras no papel, em busca de efeito gráfico, eliminando a direção tradicional de leitura. Na composição do texto, podem ser usados vários tipos de letra.
Eventualmente a impressão é feita em cores. Entre os precursores da poesia concreta estão os poetas franceses Guillaume Apollinaire (1880-1918), Stéphane Mallarmé (1842-1898), o norte-americano Ezra Pound (1885-1972), os futuristas e os dadaístas.
O Concretismo na música aparece em 1948, com Pierre Schaeffer, (1910-1995). As composições são criadas com base nas sucessivas montagens de fitas com sons do cotidiano, como vassouras em fricção no chão, água escorrendo da torneira, barulhos de rua.
No início, o Concretismo na música tem caráter aleatório.
Depois, adota os critérios rígidos que marcam o movimento nas artes plásticas e na poesia.
O resultado é a música eletrônica desenvolvida na Alemanha.
O Concretismo nas artes plásticas ganha força após a exposição das obras de Max Bill, vencedor da 1ª Bienal de Artes de São Paulo, em 1951, e do lançamento do manifesto Ruptura no ano seguinte. O líder do movimento é Waldemar Cordeiro (1925-1973). Fazem parte do grupo inicial Geraldo de Barros (1923-1998) e Luís Sacilotto (1924), que também antecipam características da op art.
Na literatura, o primeiro número da revista Noigandres, em 1953, marca a união dos criadores da literatura concreta - Augusto de Campos, Haroldo de Campos e Décio Pignatari. Mas só na segunda edição, em 1955, é que se publica o primeiro poema integralmente concreto, Poetamenos, de Augusto de Campos, feito em 1953.
Na década de 60, realizam-se experimentações formais com palavras ligadas a problemas sociais. Poetas concretos destacam escritores esquecidos, como é o caso de Sousândrade (1832-1902), e valorizam o trabalho de tradução como uma recriação poética. Exercem também influência sobre compositores ligados ao Tropicalismo.
O Concretismo na música é bem recebido no país, mas na época não há estúdio que faça esse tipo de composição.
Fonte: www.spiner.com.br
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