quinta-feira, 15 de novembro de 2012

LINHA DO TEMPO


Nesse SITE vamos conhecer toda a" linha do tempo" na HISTÓRIA DA ARTE.
Vamos conhecer os movimentos artísticos






Pré História Stonehenge Arte Egípcia Arte Grega Arte Romana Arte Paleocristã Arte Bizantina Arte IslãmicaArte Românica Arte Gótica Renascimento ManeirismoBarroco Rococó Neoclassicismo Romantismo RealismoImpressionismo Expressionismo Fovismo CubismoFuturismo Pintura Metafísica Dadaísmo AbstracionismoConcretismo Cobra Surrealismo Pop Art Op Art GraffitiArte Naif Interferência Instalação Pré História Arte Indígena Arte Colonial Arte Holandesa Barroco Missão Artística Francesa Pintura Acadêmica ModernismoExpressionismo Arte Primitiva


“A arte é apenas um substituto enquanto a beleza da vida for deficiente. Desaparecerá proporcionalmente, à medida que a vida adquirir equilíbrio.” Piet Mondrian

Os historiadores de arte, críticos e estudiosos classificam os períodos, estilos ou movimentos artísticos separadamente, para facilitar o entendimento das produções artísticas. Não há coincidência com a linha do tempo histórica, pois a partir de 1848 consideramos o início da Arte Moderna e o movimento Pop Art o início da Arte Pós-Moderna. Porém, optamos por apresentar a arte por meio da linha do tempo histórica, por considerarmos ser mais didática.

______________________________________________________

Linha do tempo historia da arte e design

http://7dasartes.blogspot.com.br/2011/03/linha-do-tempo-da-historia-do-design-e.html




O Caminho da arte trilhado por Van Gogh

____________________________________________



 Nesse outro a História da Arte no Sampaart


_______________________________________________________________


Aqui a Bienal de São Paulo




________________________________________________

Linha do tempo em resumo


http://pessoal.utfpr.edu.br/laroca/arquivos/linhadotempo.pdf

_________________________________________________________


Linha do tempo a partir do Renascimento

http://www.nat-eav.art.br/ensinoArteRede/game2011/expo/linhaDoTempo/

__________________________________________________



3 comentários:

Fabiano Foresti disse...

Olá! A imagem da linha do tempo da história da arte que vc postou está equivocada. Na verdade essa linha do tempo é apropriada ao design.

Abraços!

Arte na Escola Pública disse...

Olá Fabiano Foresti, obrigada pela correção. Eu ilustrei no alto da postagem com imagens e coloquei as referências dos sites em que pesquisei abaixo das ilustrações. Agora corrigi, coloquei cada site como título da imagem e dividi com linhas para que não haja confusão na informação.
Agora ficou tudo no seu devido lugar, apesar do design ser uma arte e acompanhar os movimentos das artes plásticas também. Abraços!

Fabiano Foresti disse...

É sempre bom lembrar que o design é uma arte aplicada e não uma arte em si. Ou seja, com a intenção de ser arte no sentido contemporâneo no termo.