sábado, 23 de março de 2013

Museus de Arte do Rio


ELETIVA -  aulas passeio - 

Viajando pelos Museus do Rio de Janeiro



 




 Inspiração na pedagogia do educador francês Célestin Freinet   :
MUSEU DE ARTE DO RIO -dia 14\03\2013
                           


"A democracia de amanhã se prepara na democracia da escola" 


"Se não encontrarmos respostas adequadas a todas as questões sobre educação, continuaremos a forjar almas de escravos em nossos filhos" 


Para mim a técnica didática desenvolvida com mais êxito por Freinet  foi a aula-passeio (trabalho de campo), que nasceu justamente da observação de que as crianças para quem lecionava, que se comportavam tão vividamente quando ao ar livre, pareciam desinteressadas dentro da escola. Uma segunda criação célebre desse educador brilhante foi o desenvolvimento  da comunicação através da imprensa e o livro da vida na escola, que  elimina a distância entre alunos e professores e que traz  para a classe a vida "lá fora". "É necessário fazer nossos filhos viver em república desde a escola", escreveu Freinet. O" Livro da Vida" do aluno ou da turma, registra as emoções e descobertas através da comunicação verbal e não verbal, com desenhos e palavras  enriquecendo, somando, fortalecendo a bagagem dos nossos estudantes. Os cantinhos temáticos dentro de sala  que ele propunha,se transformaram dentro do Ginásio Carioca ,nas nossas salas ambientes e eu na Escola Rivadávia Corrêa sempre desfrutei desse previlégio estendido aos meus alunos, de trabalharmos numa sala com livros, murais, cores, materiais e ambientação que nos levam para o mundo da arte,
Aluno registrando quadros que mais gostou!




PEQUENA BIOGRAFIA:
Freinet nasceu em 1896 em Gars, povoado na região da Provence, sul da França. Foi pastor de rebanhos antes de começar a cursar o magistério. Lutou na Primeira Guerra Mundial em 1914, quando os gases tóxicos do campo de batalha afetaram seus pulmões para o resto da vida. Em 1920, começou a lecionar na aldeia de Bar-sur-Loup, onde pôs em prática alguns de seus principais experimentos, como a aula-passeio e o livro da vida. Em 1925, filiou-se ao Partido Comunista Francês. Dois anos depois, fundou a Cooperativa do Ensino Leigo, para desenvolvimento e intercâmbio de novos instrumentos pedagógicos. Em 1928, já casado com a artista Élise Freinet (que se tornaria sua parceira e divulgadora), mudou-se para Saint-Paul de Vence, iniciando intensa atividade. Cinco anos depois, foi exonerado do cargo de professor. Em 1935, o casal Freinet construiu uma escola própria em Vence. Durante a Segunda Guerra, o educador foi preso e adoeceu num campo de concentração alemão. Libertado depois de um ano, aderiu à resistência francesa ao nazismo. Recobrada a paz, Freinet reorganizou a escola e a cooperativa em Vence. Em 1956, liderou a vitoriosa campanha 25 Alunos por Classe. 
No ano seguinte, os seguidores de Freinet fundaram a Federação Internacional dos Movimentos da Escola Moderna (Fimem), que hoje reúne educadores de cerca de 40 países. Freinet morreu em 1966. 

Apaixonada que estou atualmente pela região do Sul da França, pelo perfume, cores, flores, movimentos artísticos surgidos ali, venho nesse momento da criação da eletiva "viajando pelos museus do Rio" me identificar com o trabalho desse pedagogo que nasceu e trabalhou  nessa região da França e que no meu ano de nascimento, conquista o número de 25 alunos por turma, através de uma campanha. Curiosamente minha eletiva tem 23 alunos e estamos praticando nossas aulas passeio com mais 2 alunos da eletiva do Jornal realizada pela professora Luciana de espanhol, totalizando também os 25 alunos.
 A coordenadora Renata Ricoca foi quem me sinalizou  sobre essas semelhanças entre nossas práticas,que agora venho estudando e me identificando mais a fundo. 

Nossa eletiva visita um museu num dia e registra com fotos, vídeos, animações, livro da vida e depoimentos críticos na semana seguinte.
Como acredito que coincidências não existem, sinto-me, não por acaso,  nessa intenção de trabalho do Freinet :
Senso cooperativo
Senso de responsabilidade
Sociabilidade
Julgamento pessoal
Autonomia
Expressão
Criatividade
Comunicação
Reflexão individual e coletiva
Afetividade 












 

 



 









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